13 de abril de 2006

Me faltam significados...

Me faltam significados. Palavras agora são apenas palavras, meros rabiscos da boca das pessoas, miúdos sons escritos para ninguém ler.

Há palavras perdidas, esmagadas pelo mundo. Não se ouve mais confiança, amor, amizade, paz com os sentimentos que outrora costumavam ter. Substituídas por palavras complicadas, difíceis de entender suas existências, tais como ganância, ódio e guerra.

Dicionários não podem definir o perigo da falta de significados dessas palavras, até porque se não existir significado não haverá dicionários. Tudo de fato deixará de ser. Nos perderemos em meio ao branco da guerra de imagens incompreensíveis que brigam para ocupar as mentes daqueles que têm a coragem de se aventurar a olhar para elas.

Esse escritor não pode contar um final feliz nessa história que está a acontecer, mesmo porque o leitor perdeu o costume de querer encontrar significado nas palavras e não irá entender algum final feliz nem o final desse texto.

4 comentários:

  1. Pois é... Venho reparado nisso também, a todo tempo, a todo instante.
    Tantas palavras belas sendo utilizidas de maneiras tão banais, infelizes... Tudo perdeu o seu significado mesmo.

    Isso me lembra o genial livro 1984, que estive lendo recentemente. Não sei se já teve a oportunidade de ler.
    Na sociedade que é apresentada no livro, uma nova lingua está sendo inventada, a Newspeak. Numa parte, um dos homens que trabalha criando essa lingua revela:
    " Você acha que o trabalho principal é inventar novas palavras, né? Errado! Nós estamos destruindo palavras - muitas delas, milhares delas, todo dia. (...) É uma coisa bela destruir palavras. Por exemplo, uma palavra como 'bom'. Se nós temos 'bom' numa lingua, você não precisa de 'mau'. Você pode dizer 'não-bom'".
    E assim eles usariam a destruição da lingua para cada vez mudar mais as idéias e príncipios que comandam o mundo.

    Eu acho que é isso que está sendo feito atualmente. Pouco a pouco, estamos inventando uma nova e genial lingua. Destruindo o significado real das palavras.

    ResponderExcluir
  2. Eu costumo falar que as palavras são traiçoeiras justamente por terem muitos significados, a questão é q as pessoas tm q parar pra entender essas palavras n com dicionarios + com a alma,com o coração...
    Falta amor ao coração dos pobres de espirito...
    Mais enquanto o amor existir a esperança não morrerá...então talvez o amor seja eterno já q a esperança NUNCA morre...

    ResponderExcluir
  3. As palavras são a causa de tudo >)

    Vamos assassinar a nossa Língua Portuguesa >]

    ResponderExcluir
  4. Pois é. Por ignorância e negligência, as pessoas não dão o valor necessário o qual uma simples palavra pode expressar. Felizes são os que conseguem ver a importância disso. Ou não. Não, porque são obrigados a ver o assassinato das palavras.

    Obs.: Como, na maioria das vezes, os políticos são um grande exemplo de algo traiçoeiro.


    Ótimo texto Ray!

    ResponderExcluir

Tu já chegou aqui mesmo...