15 de janeiro de 2010

Não dá pra se levantar sem cair

Antes de começar o meu texto de hoje, gostaria de citar alguns textos só para localizarem um pouco você na temática.

Todos aqueles que entram em campo vão provar da derrota, não existe um jogador nesse mundo que não tenha perdido antes. Entretanto, os melhores jogadores darão tudo o que tem para se levantarem novamente. Jogadores normais levam um tempo para voltarem a ficar de pé. Enquanto perdedores continuarão esticados no chão. (Darrell K. Royal, técnico de futebol americano)
Ando devagar porque já tive pressa, e levo esse sorriso porque já chorei demais. (Tocando em Frente, de Almir Sater)

É por demais interessante como a idéia de "troca equivalente" está errada no mundo. Se você estudar, você passará nas provas. Se você treinar, você vai ganhar. Se você se esforçar, alcançará aquilo que quer... Não que isso esteja errado, eu diria que está apenas incompleto. As pessoas estão focando muito em "o que fazer" ao invés de "quanto fazer".

Numa das minhas leituras diárias, um dos personagens solta a seguinte frase: "Se você quer um desejo deve pagar o preço para ele, nem menos, nem mais. Um preço maior ou menor pode trazer consequencias indesejáveis". E por mais estranho que isso pareça, eu tenho percebido que isso é verdade. Vou tomar as afirmações do parágrafo anterior como exemplo.

Serei sincero, se você não é "inteligente", você tem que estudar bem mais. Se você quer passar no vestibular, lembre-se que pode sempre existir alguém que pagou um preço maior do que você, o que dará a ele uma posição maior do que a sua. Mas também se você largou a sua vida para se socar no quarto estudando, pode ser que o preço seja alto demais, muito provavelmente você estará nervoso demais na prova, podendo até desmaiar, e consequentemente não passar.

Acho que a melhor moeda para se pagar o preço de um desejo seja o tempo, e quando eu falo em tempo eu incluo tudo o que ele trouxer ou levar. Por exemplo, uma equipe desportiva ganha muita experiência numa derrota, principalmente contra outra equipe mais forte. E muitas vezes numa revanche futura o placar pode ser invertido. Por quê? Porque o time que perdeu voltou a treinar, investindo mais tempo e acumulando experiência para poder vencer. A derrota pode ser o preço para uma vitória.

Da mesma forma, fica difícil de atingir estados como a perfeição sem antes pagar o preço de aceitar o fato de ser imperfeito. Da mesma forma, não se conhece a verdadeira felicidade se não já tiver conhecido a verdadeira tristeza. A vida, sem presenciar a morte. O amor, sem ser rejeitado.

Talvez por isso as guerras ao redor do mundo nunca acabem. Si vis pacem, para bellum. Talvez por isso Deus tenha feito do mundo um local onde acontecem catástrofes naturais. Talvez por isso eu, que sou poeta, só escrevo em prosa.

2 comentários:

  1. Alguém que nunca foi triste não sabe o que é felicidade. É o que eu digo sempre :)

    ResponderExcluir
  2. .ao ver um homem cego, os discipulos que andavam com Jesus perguntaram "porque ele é cego? deve ser porque pecou ou porque a familia pecou", mas Jesus disse "ele é cego para mostrar a grandeza de Deus"
    .nenhuma tristeza vem em vão..
    .nem se conhece o amor sem nunca ter saboreado o vazio..
    .muito menos a vida se você nunca esteve morto..

    ResponderExcluir

Tu já chegou aqui mesmo...