31 de março de 2007

Anarquista sim, e daí???

Algumas pessoas me indagaram recentemente sobre o porque de eu ter escolhido o Anarquismo como minha doutrina social favorita. Eu aproveitarei o espaço do blog pra tirar algumas dúvidas a respeito dessa doutrina.

O Anarquismo Cristão - minha vertente preferida - tem como base os ensinamentos de Jesus e diz que a única autoridade verdadeira é a de Deus. Todas as outras não tem sentido existirem, inclusive a Igreja enquanto instituição corrompida e denunciada no livro do Apocalipse.

Segundo, o anarquismo não significa ausência de Leis. As Leis existem mas a diferença é que o poder de cumpri-las não está concentrado em uma pessoa ou instituição, e sim em todas os indivíduos da sociedade.

Permita-me apresentar pequena metáfora sobre o mundo capitalista e o anarquista:
Estamos num mundo capitalista. Eu acabei de fazer um bolo. Aí alguém me pede pra comer do bolo, e eu como uma pessoa caridosa dou um pedaço do bolo. Mas como o bolo é meu, gastei tempo e dinheiro com ele, eu não vou dar mais pedaços pra ele e ficar com fome.
Então ele aprende a fazer bolo e faz um melhor que o meu. Eu sei porque ele me deu um pedaço. Pedi mais um pedaço e ele, assim como eu, não me deu. Mas como um bom capitalista que ele é, disse que eu teria que pagar se eu quisesse mais.
A partir daí ele exerce um poder econômico sobre mim. Me deixando as escolhas de comer meu bolo medíocre ou pagar pra ele me dar um pedaço. Assim ele lucra e cresce sozinho, e pior, em cima da minha gula.

Como isso aconteceria numa sociedade anarquista:

Eu fiz um bolo. Se alguém me pede um pedaço do bolo eu não o dou, eu tive muito trabalho com ele pra sair distribuindo. Mas me disponho a ensinar a ele como fazer o bolo. Assim ele se beneficiaria com o próprio trabalho.
Se ele algum dia fizer um bolo melhor que o meu, eu peço pra ele me ensinar a melhorar o meu bolo como ele melhorou o dele. E manteríamos esse sistema crescendo juntos até o bolo perfeito (o que nunca vai acontecer, tem sempre algo a melhorar), sem ninguém pisar em ninguém, sem ninguém mandar em ninguém.

Assim é o Anarquismo que eu acredito ser a melhor doutrina social. Infelizmente eu sei que isso é difícil de acontecer na atual situação do mundo, também não quero impor isso sobre ninguém. Entretanto, hoje em dia a idéia dos anarquistas tem se entrelaçado entre a sociedade sem ninguém perceber. A distribuição de música pela internet, o sistema Wiki, os próprios blogs - ninguém manda em mim no meu blog, os colégios abertos pra ambos os sexos. Tudo isso tem base no Anarquismo.

Espero ter esclarecido algo.

Ray é tão anarquista que é quase um hippie.
Paz e amor, bicho.

4 comentários:

  1. "e eu como uma pessoa caridosa"

    =o~~
    Isso é anarquismo?

    Zueira. xD

    -

    Tipo. Eu não sabia qual era a visão dos anarquistas. Vim saber agora. Mas tipo... Você também tem que ver o lado bom do capitalismo. Ele estimula a competição certo? A competição faz com que as pessoas se dediquem mais nas coisas, dando o melhor, para superar o concorrente. O problema é que muitos fazem isso de forma injusta. -.-

    Mas é isso.
    Flw Thiagow! =D

    ResponderExcluir
  2. e quem disse q no anarquismo não tem competição?
    faça seu melhor bolo...

    ResponderExcluir
  3. nossa pra que complica...ja ta parecendo partido politico.
    anarquia é só e simplesmente liberdade , sem essa de anarquismo social , cristão...
    é por isso q a luta ñ vai pra frente , um ta sempre kerendo saber mais q o outro,kerendo assim parecer q sabe mais...cade a liberdade de pensamento...podem ser todos anarquistas ,mas cada um é cada um...e viva a liberdade.pq anarquia é só isso e nada mais!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vejam o lenitivo. O endereço é lenitivocultural.blogspot.com

    ternos abraços poéticos, Razek

    ResponderExcluir

Tu já chegou aqui mesmo...