11 de maio de 2006

Pelos olhos de uma criança...

Hoje eu fui mais cedo para a reunião com a psicóloga do colégio, algo como uma hora antes. Quando cheguei na escola foi na mesma hora que tocava o sinal para os alunos do ensino fundamental, por volta do 2º ano (ou 3ª série para quem ainda não se acostumou), sairem de suas pequenas salas para o intervalo.

Fiquei ali procurando me identificar com algum daqueles garotos que corriam de um lado para o outro do pátio. Comecei então a me lembrar de como era ver pelos olhos de um garoto naquela idade: não importava de onde os meus colegas eram, não importava que usavam... A única coisa que importava para mim em uma pessoa era se ela era mais rápida que mim durante a brincadeira de pega-pega.

Dirijo meus devaneios para o atual momento: 3º ano do Ensino Médio. Tenho bastantes amigos legais mas também conheço colegas que só interagem com pessoas que usam acessórios de grife e que só falam comigo para pegar cola durante a prova de Física. O colégio se transforma a cada dia em uma passarela de moda onde só anda quem vem de bairros 'ricos' e tem pais que têm algum tipo de ligação com o dono da instituição para conseguir desconto.

Meus pensamentos foram interrompidos por um casal de alunos correndo ao meu redor, parecia-me que um estava atrás do outro que me usava como 'esconderijo'. Eu sentado num banco e chegou uma menina e pediu pra eu cuidar das coisas dela enquanto ela ia brincar. Olhei para o rosto dela que demonstrava tanta alegria por poder finalmente fraternizar com os amigos e disse: 'Vai tocar'. E nesse exato momento, o som ensurdessedor do sino tentou tirar o sorrizo daquela menina que ria pelo fato de eu ter acertado a hora. Mas ela foi para sua sala, ainda feliz por mais um dia brincando e aprendendo a viver.

Ray está nostálgico esses dias.

___________
PS: Antes que alguém venha me aperrear o juízo, a reunião com a psicóloga é apenas uma questão de Orientação Profissional, ainda não achei uma psiquiatra que concorde em me ter como paciente.

10 comentários:

  1. Crescer não está com nada!

    A chave para a felicidade é ser uma eterna criança (ok, essa não é a chave para a felicidade, mas deveria ser).
    Hoje cheguei no colégio lendo umas tirinhas do Garfiel. O pessoal me olhou desconfiado ("pobre maluco...."), mas não estou nem aí. Todo dia tento preservar meu espírito infantil. Pessoas que não fazem isso se tornam adultos frios, calculistas, mau-humorados e antipáticos...

    ResponderExcluir
  2. bons tempo aqueles
    que viviamos literalmente soh pra brincar e se divertir
    se a tal da responsabilidade!
    :P

    ResponderExcluir
  3. Nossa, realmente bom o texto... o.o
    Mais uma dentro hein, Thiago?

    Como o Falcon ressaltou, ser criança é a chave pra felicidade (minha opinião, também). O meu caso é com os games e animes.
    Podem falar à vontade sobre o que quiser de mim, bem como me chamar do que preferir.
    Sou feliz, e daí? Jogo/assisto e dou risadas. Quer algo melhor?


    Realmente bons tempos os de infância (escola)... Correr de um lado para o outro, jogar pokémon no intervalo da escola e não ligar para diabos de aparência ou coisas do tipo com medo 'dos outros'.
    Como você ressaltou, "O colégio se transforma a cada dia em uma passarela de moda ..."

    ResponderExcluir
  4. Já sei quem é o "Anônimo". xD

    -
    Thiago véiu. FOi muito foda esse texto... As vezes eu penso sobre isso também... Relmebro a infância... O que deveria ter feito. O que não deveria... Basicamente a música "Epitáfio". E olha que eu ainda estou muito jovem pra seguir essa música...
    Tipo... Minha infância... Da 3a à 7a série (sim, na 7a série o.o) foi Pokémon... Claro que na 7a eu não era mais nenhum fanático. Mas quando dava eu assistia. E acho que é isso. Eu ainda gosto de pOkémon. Por incrível que pareça... E se der eu assisto ao filme. É só eu ter a oportunidade... O que eu quis dizer com isso? O pessoal tem que admitir gostar de tal coisa que seja infantil. TOdo mundo ainda gosta de alguma coisa de criança.
    Falei demais. =X
    Flw Thiagow.

    ResponderExcluir
  5. mermao!!!!!ta xowwwww ,é um testo kom konteudo...sei nei explikar pk...é a pura vdd...ouve nem sei o k eskrever aki...pk o testo é expetakular...explendido!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tb sempre fico pensando nisso... Tem tb a questão da afinidade... Quando a gente é criança pouca importa os gostos musicais e outros, basta só brincar e brincar... Hoje em dia, é fundamental você andar com gente que no mínimo curta metade das bandas que você goste eu faça metade das coisas que você faça... Isso se torna tão importante que se corrompe! E vira um turbilhão! E então a mentira chega, pessoas finjindo ser o que não é... preconceitos(ainda mais em relação a videogames) E toda a passarela se inicia, "tal pessoa é popular por tem um shox", "Fulano é estrano, bizarro"... Tudo era mais fácil quando éramos crianças, nem existia vestibular, nem pessoas falsas... só bonecos, carrinhos e Bárbies... E o pior são os comentários em cima das suas atitudes, e o pré julgamento que vira... "Quem venham ao reino, as criancinhas" Eu gosto de muita coisa infantil até hoje: pirulitos, games, balinhas, desenhos animados... Acho que tenho síndrome de Peter Pan. Não aprendi a crescer.

    ResponderExcluir
  7. sem palavras..

    ResponderExcluir
  8. Não estou aqui como todos para elogiar as palavras tampouco o desenrrolar dos teus devaneios...
    Encontro-me aqui nesta noite promissora de descobertas unica e exclusivamente para deixar registrado que o adimiro meu caro Thiago pelo fato de vc encontrar significado onde pessoas comuns nao veem!
    Por vc descrever momentos para outrem alijados...
    Sao esses os aparentes, insignificantes e distoados momentos os que nos mostra quao vazios ou completos somos..
    São estes rapidos e inilembraveis instantes que nos tem algo a dizer!!!
    xero

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa a acrescentar:
    Na minha opinião as crianças jah nascem com uma personalidade é claro...
    E por mais que as pssoas n queiram enxergar os defeitos de cada um existem desde pequenos, a unica diferença é q fica td "escondido" na pureza dessas pequenas criaturas q nós fomos (somos?) um dia....
    E alguns defeitos se desenvolvem,outros "atrofiam" devido à criação....
    mas d um modo geral o mundo tah mto cheio dos "padrões" mesmo! e é isso q faz mtas pssoas se prenderem a certas amizades ou costumes....

    "somos o fruto do meio em que vivemos"

    Esta é uma frase a ser discutida >.<'

    ResponderExcluir
  10. eu tenho medo de criança, Sei lá, aquilo ali tudo, aquele todo tem uma energia poderosa demais, algo que não consigo suportar. Aquilo pra mim significa tão pouco para os estereótipos, que, acaba virando algo que é resposável pela fraternidade numa sociedade e em todo mundo. A necessidade d eproteger uma criança nasceu com aquela fragilidade, aquela pureza, em meio de um mundo agressivo demais. Senão, duvido que não fosse o contrário, duvido que nós não precisaríamos de uma criança " guarda-costas".

    Tenho amigos frios demais. Alguns, poucos, é claro. Nessas horas que fico muito feliz de ter sido super levado quando era menor. É. Muita coisa só se valoriza depois mesmo. Você cresce, colocam minhoca na sua cabeça, e pimba. Você tem vergonha de tudo, você às vezes esquece que tudo antes era mais belo.

    E, pode ser, será. E é. Inocência NA VEIA! =D

    ResponderExcluir

Tu já chegou aqui mesmo...