21 de abril de 2013

Sugestões de animes #1

Meio que reativando isso aqui. Não quero prometer nada, provável que não vou conseguir cumprir. Mas vale a tentativa.

Pra quem gosta de anime, gostaria de sugerir alguns que acompanhei e estou acompanhando nesse começo de ano que muito me agradaram. Não espero que vocês gostem deles, nem que desgostem, apenas acho que merecem ter algum tipo de divulgação por minha parte.



The Pet Girl of Sakurasou (Sakurasou no Pet na Kanojo)


Sou sincero: não gosto muito de animes no estilo harém, onde um personagem masculino (geralmente) cercados por garotas doidas afim dele, o que quase me fez não assistir esse anime. Para minha surpresa, Sakurasou não é um harém, apesar de ter cara, pois apenas duas garotas demonstram algum tipo de interesse na vida do personagem principal. 

Na verdade, a história relata a vida de pessoas que por serem consideradas gênios se vêem na condição de excluídos da sociedade, e um cidadão tido como comum acaba caindo no meio deles e isso desperta a vontade de querer mudar e tentar ser melhor (não "O" melhor) na vida.

Durante os 24 episódios, o anime intercala momentos de comédia e drama de maneira bem intensa, sendo bem tocante nos momentos de drama. 

Psycho-pass


Psycho-pass se passa num futuro onde a sociedade se encontra livre de violência graças a um sistema de computadores que consegue analisar a mente dos indivíduos e ranqueá-los de diversas formas. Esse sistema, chamado Sibyl Sistem, pode dizer se você qual profissão é melhor pra você, quais devem ser seus hobbies para melhor desestressar, e se você vai ser um criminoso.

Se você lembrou de Minority Report, você não foi o único. A temática lembra muito mas difere na abordagem aos indivíduos que são considerados "criminosos latentes". Se o indivíduo se recusar a um tratamento psicológico para tentar tirar o impulso criminoso dele e fugir, o governo manda uma equipe especial com outros criminosos latentes para persegui-los.

A história segue essa equipe especial da polícia, principalmente a novata e o choque que ela tem ao ver de perto como funciona o Sibyl Sistem, como também o surgimento de um criminoso que não consegue ser ranqueado pelo sistema.

É um anime imperdível se você gosta de Cyberpunk, animes como Cowboy Bebop e Ghost in the Shell. As referências a William Gibson e Asimov chegam a ser explícitas.

Gargantia on the Verdurous Planet



Do mesmo escritor de Psycho-pass, conta a história de Red, um piloto de mecha que lutava pela sobrevivência de uma humanidade que a muito tempo seguiu pelas estrelas em busca de um novo lar. Porém num acidente ao passar por um "buraco de minhoca", Red acaba acordando no planeta Terra, a muito esquecido pela colônia espacial, sendo acreditado ser apenas uma lenda. 

Chegando aqui, ele encontra um verdadeiro Waterworld. A "instabilidade do Sol" teria causado o derretimento das calotas polares e os sobreviventes moram em conglomerados de navios que se tornaram verdadeiras cidades ambulantes.

Da mesma forma que Psycho-pass, esse anime gosta de brincar com a sociedade, tentando mostrar conceitos que pouco percebemos mas que são indispensáveis para o convívio mútuo. O anime ainda está em exibição no momento que eu escrevo, só saíram 3 episódios, então não posso comentar muito mais a respeito dele, porém parece muito promissor.

Attack on Titan


Vamos para uma abordagem mais Steampunk com esse anime onde a raça humana se vê ameaçada por Titans, enormes criaturas em formato humanóide que se alimenta de pessoas. Para evitar a extinção, os homens se refugiaram numa grande extensão de terra cercada por muros muito altos que nunca foram superados pelos gigantes... até agora. Aqui seguimos a estória de crianças que sobreviveram a esse ataque dos gigantes e decidem entrar para as forças armadas para poder vingar seus familiares.

Attack on Titan mostra o quão estúpidas, mesquinhas e tristes são as pessoas quando elas apenas não sabem o quão pequenas e fracas elas são. As muralhas se tornaram tão comuns que conformismo e covardia se tornaram coisas amplamente aceitas e incentivadas a todos.

Se você for fraco do coração, ou facilmente impressionável, e cenas como a de uma criança ver a sua mãe partida no meio para depois servir de lanche para um gigante não lhe agrada, não assista esse anime. 

--- // --
Bom, espero que tenham gostado. Acho que dá pra ver um pouco dos meus gostos artísticos. Não comentei sobre traços, trilha sonora, e outras características para não tornar isso aqui mais cansativo do que já está. Espero fazer mais textos desses futuramente, mas repito, não quero prometer nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tu já chegou aqui mesmo...